Nova Friburgo é eleita sede da Pastoral Nacional da AIDS

Acolher a secretaria Nacional da Pastoral da AIDS. Esta será a missão da Diocese de Nova Friburgo nos próximos três anos. A cidade sede deste território episcopal foi eleita na Assembleia Nacional no dia 15 de outubro, em Porto Alegre. Na oportunidade, 95 agentes de todo o país participaram do encontro.

aids

Segundo a Coordenadora Diocesana, Ana Carolina Barbosa, o Regional Leste 1, mais especificamente a Diocese de Nova Friburgo, foi escolhido pelo trabalho desenvolvido de forma organizada e a articulação com a Igreja, além da posição geográfica e a estrutura local. Anteriormente, a Diocese de Porto Alegre, no Regional Sul 3, era responsável pelo cargo.

Ana Carolina explica que para os próximos anos os trabalhos serão intensos, tendo como foco a campanha do incentivo ao diagnóstico precoce, com ênfase no aspecto do tratamento, e a parceria para ações no Sistema Prisional, junto as Pastorais Carcerária e do Menor.

– É um grande desafio! É a primeira vez desde 2002, quando a Pastoral foi reconhecida oficialmente pela CNBB, que houve a transição da secretaria nacional para outro Regional. Em relação a nossa Diocese ser a escolhida para sediar essa missão, sabemos que será um trabalho muito mais abrangente, pois temos sob a nossa responsabilidade os 17 Regionais que compõem a coordenação nacional. Porém, se Deus nos deu essa missão, com certeza trabalharemos com amor, que é o pilar principal da nossa pastoral.

aids2

Durante a Assembleia Nacional, também foram debatidos os seguintes temas: ‘Seminário de Prevenção’, ‘O mundo que queremos e a luta contra a AIDS e ‘A Igreja e a luta contra a AIDS’. A estrutura da Pastoral é composta pelo Bispo Presidente, Dom Eugenio Rixen; pelo Assessor do Bispo, Pe. Mauro Marcal; e pela Secretária Executiva, Ana Carolina Barbosa. Em Nova Friburgo, o escritório nacional funcionará juntamente com o diocesano, que fica na Rua Major Marques Braga, número 18, Sobreloja 101, no Centro. O contato é o (22) 2533-0089.

Texto: Monara Teixeira
Fonte: Ana Carolina Barbosa