Bispo de Nova Friburgo visita Roma, Lourdes e Pamplona e se encontra com o Papa Francisco

Entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, esteve em viagem a Europa. Na oportunidade, o Prelado visitou os seminaristas da Diocese de Nova Friburgo que estão cursando Teologia no Colégio Eclesiástico Internacional BIDASOA (Espanha), esteve no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, e em Roma, ocasião em que participou de uma Catequese com o Papa Francisco, cumprimentando-o posteriormente.

papa

Acompanharam o Bispo: o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. José Ruy Corrêa Junior; o Pároco de Santo Antônio, em Macaé, Pe. Gleison Lima; e os Sacerdotes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padres Frederico Witte Guerra e Bruno Lins, que atualmente trabalha na Secretaria de Estado do Vaticano.

Em entrevista ao Site Diocesano, Dom Edney contou como foram esses dias e as experiências que vivenciou.

– O objetivo da viagem foi basicamente fazer uma visita ao Colégio Eclesiástico Internacional BIDASOA, onde estão quatro dos nossos seminaristas cursando Teologia. O nosso encontro foi muito bom, tivemos a oportunidade de conhecer algumas estruturas do Colégio, conversei com a equipe de formadores e com os seminaristas. Graças a Deus estão todos bem e estudando com afinco, preparando-se para que no futuro, com a graça do Pai, possam exercer o ministério sacerdotal aqui na Diocese de Nova Friburgo.

Em uma passagem breve, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, também fez parte do cronograma.

– Durante esta visita, fizemos uma pequena peregrinação a Lourdes, na França, onde encontramos um ambiente de muita espiritualidade em que se percebia nas pessoas a fé, acima de tudo, e o desejo de encontrar-se com Maria e no encontro com Ela fazer uma experiência intensa da presença do Senhor. Neste local, celebramos a Eucaristia. Foi muito proveitosa essa nossa peregrinação.

“Em Roma, tive a graça de participar com o Santo Padre de uma de suas catequeses na Praça São Pedro. Logo após, cumprimentei o Papa, que deixou uma bênção para o Bispo, para a Diocese e para todos os empenhos pastorais no Ano da Misericórdia”.

Dom Edney também contou que passou pela Porta Santa na Basílica de São Pedro e que lá teve a graça de celebrar na Capela Clementina, onde o altar toca o túmulo de São Pedro. “Foi muito intenso este momento vivido com os sacerdotes que me acompanharam, os Padres Gleison, José Ruy, Frederico e Bruno”. E completou. “Passamos também pela Porta Santa de outras duas Basílicas Maiores: a Catedral do Papa, São João Latrão, e São Paulo Extramuros”.

O Bispo concluiu a entrevista lembrando o que mais marcou este período.

– Um dos momentos que mais marcou a nossa viagem a Europa foi perceber principalmente nos lugares de peregrinação, seja em Lourdes ou Roma, o fervor, o desejo das pessoas de se encontrar com o Senhor, de fazer esta experiência de perdão e misericórdia e ver que o Ano Santo está dando muitos frutos de perdão, solidariedade e compreensão entre as pessoas. Foi realmente uma experiência muito bonita e marcante que trouxemos em nossos corações.

Texto: Monara Teixeira