Arquidiocese de Niterói parabeniza Dom José Francisco pelo 15º ano de Episcopado

FAN-PAGE-dom-jose-francsico-600x600 (2)Hoje, dia 02 de junho, é o 15º aniversário de Ordenação Episcopal do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Rogamos a Deus por sua saúde, sabedoria e força na entrega a Deus e nos trabalhos pastorais. Que Jesus e Maria o abençoem!

Dom José Francisco foi sagrado Bispo, no dia 2 de junho de 2001, após ser eleito Bispo Titular de Turres Ammeniae e Auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG, pelo Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II, no dia 28 de março de 2001.

Como Bispo auxiliar de Pouso Alegre, Dom José Francisco teve um ministério bastante fecundo, ajudando a implantar e desenvolver o projeto pastoral “Formamos a Igreja Viva”.

Dom José foi nomeado, no dia 30 de março de 2005, Bispo da Diocese de Duque de Caxias-RJ,  e tomou posse no dia 12 de junho do mesmo ano, sucedendo a Dom Mauro Morelli.  No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, realizada em Aparecida – SP, foi eleito Secretário do Regional Leste-1 da CNBB.  Pelo Papa Bento XVI, a 30 de novembro de 2011, foi nomeado  Arcebispo Metropolitano de Niterói, sucedendo ao então Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena, O.P., que renunciara ao governo, em conformidade com Can. 401, §1º do Código de Direito Canônico.

Dom José Francisco Rezende Dias tomou posse no dia 12 de fevereiro de 2012, em cerimônia realizada no Ginásio do Caio Martins, em Icaraí, Niterói-RJ.

Iniciou o pastoreio, realizando visitas pastorais às paróquias da Arquidiocese de Niterói e, no dia 12 de maio de 2012, inaugurou a nova Capela do Seminário Arquidiocesano de São José.

Em seu governo foi retomado o projeto de construção da Nova Catedral São João Batista, no caminho Niemeyer, atualmente na fase de terraplanagem.

No ano de 2015, Dom José Francisco foi eleito vice-presidente da CONSER Leste 1, de onde era secretário.

“Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, assumem na liberdade a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal.” (Apostolorum Successores, Introdução).

A Arquidiocese de Niterói, imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza o seu Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias, pela passagem do seu aniversário de Ordenação Episcopal. Ao mesmo tempo, eleva aos céus as suas preces pela sua vida e vocação, a serviço da Igreja, entregando-a num total espírito de doação e despojamento de si mesmo, em função da construção do reino de Deus. Parabéns, Dom José Francisco. Deus o escolheu!

Por João Dias
Arte: Thiago Maia