“A vida do cristão deve ser marcada pela missão”

II Encontro de Comunidades

Representantes das comunidades paroquiais dos três Vicariatos da Diocese de Nova Friburgo se reuniram neste sábado (30) em Trajano de Moraes. Na oportunidade, foi realizado o II Encontro Diocesano de Comunidades. A organização ficou com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e o evento foi realizado no CIEP do município. A programação contou com diversas atividades, entre elas a Santa Missa de encerramento com o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. O tema do evento foi “Celebrar a vida em Comunidade”.

Na parte da manhã, os participantes foram acolhidos com café e oração inicial, que foi realizada de forma reflexiva com cantos e momentos de partilha. O Pároco, Pe. Romevaldo Azevedo, saudou os presentes e contou um pouco sobre sua vida, lembrando os personagens que marcaram a sua infância e que eram referenciais de evangelização no local onde nasceu. “Que nós não deixemos de visitar os irmãos, de animar as nossas comunidades e de rezar pelo fato de não sabermos cantar ou ler direito. Lembro que o senhor da minha comunidade, o Geraldo, era analfabeto.”

Logo após, foi realizada uma palestra com Aurelina Cruz com a temática voltada para a Alegria de viver em Comunidade. Antes do almoço, os participantes se dividiram nas oficinas: Círculo Bíblico, Mítica da Juventude, Celebração da Palavra, Celebração da Esperança, Fé e Política, Música Litúrgica, Liturgia e Vida, Organização Comunitária, Catequese, Pastoral da Criança, Oração Comunitária e Ornamentação do Espaço Celebrativo. Dando continuidade, foi feita uma plenária, momento em que os presentes refletiram sobre as temáticas das oficinas e partilharam suas experiências.

Depois do almoço, ocorreu uma animação e o Bispo Diocesano se dirigiu aos representantes das comunidades. “Este encontro é fundamental como expressão de unidade de uma Igreja só, que é a Igreja Particular de Nova Friburgo, que está nas paróquias, mas também em cada comunidade por mais distante que ela seja. É verdadeira Igreja ligada a Diocese.”

II Encontro de Comunidades_V2Dom Edney abordou também a importância da Missão, um dos principais focos vividos em nosso território, sobretudo, no Ano Eucarístico Missionário Diocesano. “Estamos em caminho, em ritmo de missão. Isso é muito importante e é uma das marcas que estamos imprimindo em toda a atividade pastoral da Diocese de Nova Friburgo.” O Prelado lembrou que este é um pedido do Papa Francisco, que deseja uma Igreja em saída, em estado permanente de missão.

Para encerrar o encontro, Dom Edney presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Vigário Episcopal Norte, Pe. Alexandre Guidio, e por diversos sacerdotes diocesanos. Na pregação, o Bispo frisou por diversas vezes que a vida do cristão deve ser marcada pela missão.

– ‘Aí de mim se não evangelizar’. Somos todos enviados diretamente por Jesus a partir do Batismo que recebemos. ‘Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura’. A missão é dada a nós como Igreja, a comunidade dos batizados. Somos nós, como Igreja, enviados e ungidos pelo Espírito Santo para proclamar a Boa Nova do Senhor com a nossa vida, na partilha, na escuda da Palavra, na recepção da Eucaristia, Sacramento que faz comunidade.

O Prelado destacou que é fundamental um aprofundamento na Palavra de Deus e que temos o dever de levá-la aos irmãos.

– É cada vez mais urgente que nos debrucemos sobre a Palavra e que Ela seja instância crítica do nosso agir, do nosso viver, não permitindo qualquer tipo de instrumentalização do Povo de Deus. Os Filhos do Senhor têm sabedoria, Espírito Santo, e sabem fazer as suas escolhas, não precisam ser conduzidos. Por isso, temos que trabalhar para colocar a Palavra de Deus nas mãos, na mente e no coração do nosso povo. E, com certeza, iluminados, instruídos por essa Palavra, que nos dá discernimento para saber por onde passa a verdade no meio de tanta mentira, começarmos um trabalho empenhado de reconstrução de uma sociedade mais justa, fraterna, humana e de um país mais livre de tanta corrupção e miséria.

Antes da bênção final, o Assessor responsável pelos Círculos Bíblicos na Diocese, Pe. Mauro Nunes, fez um agradecimento a todos que trabalharam para que o encontro acontecesse e aos sacerdotes que estiveram no local durante o evento, por exemplo, o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Brito. O padre direcionou algumas palavras ao Bispo. “Gostaria de agradecer imensamente ao senhor Dom Edney, pela ousadia missionária, pela coragem de pastor. Obrigado pela iniciativa e também pela sensibilidade para com as pequenas comunidades”, disse o sacerdote lembrando as iniciativas pastorais do Prelado. Pe Romevaldo prestou uma homenagem aos que serviram no encontro.

Dom Edney finalizou anunciando a igreja que receberá o III Encontro Diocesano de Comunidades: será a Paróquia Sant’Ana, em Japuíba, no Vicariato Sede. O evento está previsto para maio de 2016.

Fonte: Diocese de Nova Friburgo