Voluntários no centro da Assembleia da Pastoral da Pessoa Idosa

Curitiba (Rádio Vaticano) –  A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) promove a XIII Assembleia Geral da instituição. O encontro começa na próxima quarta, dia 20, e prosseguirá até 24 de maio, na Casa da Medalha Milagrosa, na capital paranaense. O evento vai reunir coordenadores estaduais, equipe de coordenação nacional, além de parceiros no trabalho da PPI.

pastoral

Vinculada à CNBB, a Pastoral da Pessoa Idosa foi idealizada pela Dra. Zilda Arns e fundada em 2004 diante das demandas identificadas pelos líderes da Pastoral da Criança. A instituição atua diretamente junto às famílias por meio de líderes comunitários que, voluntariamente, realizam visitas domiciliares mensais às pessoas idosas. As mais vulneráveis por sua fragilidade física ou situações de risco social, independentemente de seu credo religioso ou tendência política, têm prioridade.

Missão

O objetivo da PPI é formar redes de solidariedade humana que fortaleçam o tecido social, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família. Além disso, promove a compreensão das dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura que cuida do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Perruzzo, é o atual presidente da PPI. A Coordenadora Nacional é a Irmã Terezinha Tortelli que no ano passado esteve no Vaticano onde participou de um encontro com o Papa sobre as pessoas idosas na Praça São Pedro. Naquela ocasião, ela recordou que o trabalho da Pastoral hoje é focado na formação dos líderes comunitários – peças-chave para sucesso da missão.

Papel central dos voluntários

Quero deixar meu reconhecimento aos voluntários da Pastoral, sejam eles líderes, capacitadores ou coordenadores. Eles são verdadeiros discípulos, missionários e evangelizadores que têm esta sensibilidade de ir ao encontro daquela pessoa que mais necessita”, afirmou a coordenadora da PII.