Pascom da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda celebra Dia Mundial das Comunicações

 

A Missa Diocesana pelo 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais realizada na Paróquia Santa Cruz, Mendes (RJ), presidida pelo bispo emérito Dom João Maria Messi (OSM), com a participação dos padres Alexandre Melo e Paulinho, reuniu centenas de fiéis, e agentes de 10 paróquias da diocese, acolhidos pela equipe de recepção paroquial, com café da manhã. 

No momento do rito da Recordação da Vida, foram lembrados os diversos meios de comunicação da diocese: Rádio Sintonia do Vale 99,3 FM, programas de rádio Estação Vida, Frequência da Fé e Diocese em Ação, além do jornal O Diocesano e do portal www.diocesevr.com.br o trabalho da assessoria de comunicação, a correspondência ao JCTV da Rede Vida e os 16 anos da PASCOM Diocesana.

Dom João pediu no Ato Penitencial para que a assembleia ficasse em silêncio e fizessem exame de consciência sobre a conduta pessoal em relação à comunicação da Igreja: o que cada um/a vem fazendo para o Anúncio da Verdade do Senhor Jesus, através dos meios de comunicação disponíveis na diocese.

Na meditação ao Evangelho, ele destacou a 49ª Mensagem do Papa Francisco pelo Dia Mundial das Comunicações que tem como tema: “Comunicar a família:
ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

“Esta festa da Ascensão do Senhor deve nos impulsionar a estimular nossa vocação para a santidade. Celebramos a Páscoa do Senhor com júbilo, em comunhão com o Senhor Jesus, experimentamos esta convivência com Jesus, e hoje Ele vai para o Pai, e deixa a grande missão da Igreja de comunicar a verdade, especialmente na defesa dos mais pobres e injustiçados da sociedade. A Missão da Igreja é pregar e anunciar”, comentou Dom João, ressaltando que o Papa Francisco pede para que as famílias sejam orantes e comunicadoras libertadoras.

Após a Missa, a PASCOM Diocesana promoveu Estudo da Carta do Papa Francisco destacando compromissos dos cristãos em relação à harmonia e a convivência familiar para a libertação integral da pessoa humana.

Para dar continuidade aos trabalhos foi sugerido à continuidade do estudo da carta do Papa Francisco, a divulgação em nível de comunidade e paróquia, além e um encontro no mês de agosto na Paróquia Santa Cruz, Mendes para estimular e organizar a Pascom Paroquial.