Organograma do Plano Pastoral é apresentado na Diocese de Petrópolis

Como vem ocorrendo a cada ano, ao final da Assembléia Diocesana é apresentado o organograma do Plano Pastoral de Conjunto que será trabalhado no ano seguinte. Este ano não foi diferente e ao final do encontro, o Administrador Diocesano, Monsenhor Paulo Daher apresentou o Organograma 2013, que tem como tema central “Vivamos a Fé”, com o lema “Escutemos o Senhor anunciando sua Palavra para servir a todos”.

O Plano Pastoral de Conjunto 2013 tem inicio com a Novena de Natal 2012, quando se propõe a visita às famílias, formando pequenas comunidades e consolidando aquelas já existentes.

A partir do dia 13 de fevereiro, a Diocese, assim como a Igreja, vive intensamente o Tempo da Quaresma, quando acontece a Campanha da Fraternidade, que no próximo ano tem como tema “Fraternidade e Juventude” por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Uma das propostas do Comitê Organizador Diocesano (COD), coordenado pelo Padre Rogério Dias, é que neste período os encontros e retiros de carnaval tenham como tema a JMJ, que passa a contar com a mensagem do Papa Bento XVI: “Ide e fazei discípulos entre as nações”.

Ainda no período da Quaresma acontece as assembléias por Decanato, no dia 24 de fevereiro e nas paróquias no dia 10 de março.

Já no período da Páscoa acontece os encontros de formação dos missionários e também o Congresso da Juventude. No dia 19 de maio, festa de Pentecostes acontece o envio dos missionários, com a proposta do Plano Pastoral de Conjunto da Missão Permanente e o estudo dos números 56 a 64 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Neste período, no dia 16 de junho acontece as assembléias por Decanato e no dia 2 de julho as assembléias paroquiais.

No mês de julho, conforme o Organograma 2013, a Diocese estará totalmente voltada para Semana Missionária, que acontece entre os dias 16 a 22, e para JMJ no Rio, entre os dias 23 a 28 de julho. A Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida ficou marcada para o dia 24 de agosto e no dia primeiro de setembro, acontece as assembléias por Decanato e no dia 29 de setembro por paróquias.
Em 2013, a IX Assembléia Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto acontece nos dias 23 e 24 de novembro.

Fonte: Diocese de Petrópolis

Assessoria de Imprensa do Regional Leste 1 da CNBB