Imagem de São Sebastião faz peregrinação pela arquidiocese do Rio

Desde o dia 7 de janeiro, uma imagem de São Sebastião está sendo conduzida em peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro. A ação faz parte das comemorações do padroeiro da capital carioca, que será no próximo dia 20, com a reflexão do tema “São Sebastião, jovem discípulo de Cristo”.

Durante a peregrinação o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, incentiva uma memória da história da arquidiocese e do padroeiro. A imagem está sendo levada a comunidades, paróquias, mosteiros, veículos de comunicação, hospitais e órgãos públicos. “Peregrinar com a imagem de São Sebastião é mostrar um jovem que lutou pela sua fé, e que chama os jovens da nossa arquidiocese a serem firmes também na fé, a lutarem pelos seus ideais, a trabalharem por um mundo melhor e também a se dedicarem à preparação da Jornada Mundial da Juventude”, declarou o assessor do Setor Juventude da arquidiocese, padre Renato Martins, em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro.

No da de hoje, 17, a imagem foi levada ao Hospital Federal de Bonsucesso e ao Instituto de Pediatria do Fundão, além de comunidades e entidades nos bairros do Galeão e na Ilha do Governador. Amanhã, a imagem estará na redação do jornal O Dia, e passará pela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão. Na quinta, dia 19, será a vez das comunidades dos bairros do Caju e da Tijuca, onde será celebrado o encerramento da trezena na Paróquia São Sebastião. E nesta sexta-feira, dia do padroeiro, uma procissão conduzirá a imagem da paróquia no bairro da Tijuca até a Catedral, onde haverá o auto de São Sebastião, seguida de missa presidida por dom Orani.

Arte

A imagem que está sendo levada nesta peregrinação é uma réplica da primeira imagem de São Sebastião, trazida por Estácio de Sá para o Brasil, em 1567. Foi confeccionada em 2009, a pedido de dom Orani, pelo escultor Weissmar Robertson, com o auxílio do restaurador Sérgio Alencar.

Fonte: CNBB

Assessoria de Imprensa do Regional Leste 1 da CNBB